Renovar um relacionamento romântico não é uma tarefa fácil. Os relacionamentos humanos são complexos e desafiadores. Mas, no caso de os mesmos casais compartilharem um alto grau de “complementaridade inata, química e verbal” (ou seja, alguns casais no sentido de complementaridade química e verbal), outros pacientes no relacionamento têm que considerar uma infinidade de obstáculos durante o relacionamento.
Por exemplo, o membro do grupo provavelmente não encontrará mais de um obstáculo para boas relações. O maior número de problemas é a comunicação (bem como seus subcomponentes problemas de confiança e resolução de conflitos), seguido por problemas de confiança e resolução de conflitos.
A falta de habilidades de comunicação (ou seja, habilidades interpessoais) [2] é uma das queixas mais frequentemente levantadas relacionadas a problemas interpessoais. A capacidade de ouvir e falar pode contribuir não apenas para mal-entendidos e falta de coerência, mas também para erros culturais e culturais que podem alimentar tensões em grande escala de forma translocal.
Isso é semelhante, na verdade, as pessoas não necessariamente sabem como ouvir seus parceiros(as) se isso pode gerar a corrente de indiferença e mal-entendidos. Felizmente, tais estratégias existem, e elas podem ser usadas para esse propósito para dar nova complexidade à comunicação no vínculo entre parceiros.
A perda de confiança é um dos problemas mais prevalentes que podem afetar relacionamentos interpessoais. A confiança é a base para qualquer relacionamento normalizado e sem confiança um relacionamento de longo prazo é quase impossível.
Pode haver uma infinidade de razões para baixa confiança, incluindo traição, engano ou baixa autoestima. Superar sentimentos de falta de confiança pode ser um processo prolongado e árduo, no entanto, existem várias estratégias que podem ajudar a revitalizar um relacionamento romântico.
A primeira estratégia é simplesmente aprender a ouvir. Se as pessoas forem treinadas com sensibilidade e cuidado para ouvir umas às outras, todas aprenderão a sentir mais empatia e estarão equipadas para “andar no lugar do outro”. Isso pode ter um efeito para reduzir a simetria e favorecer uma correlação mais positiva. A outra característica que deve ser evitada é “quebrar a janela” “quando o outro estiver terminando de falar” e não interromper o outro ou discutir antes que o outro termine de falar (ICPC, 1994).
Va. recomenda ainda o feedback, que deve ser redigido de uma maneira que seja imediatamente compreensível, inequívoca e não mais (bimodal e/ou equívoca) passivo-agressivo, “sarcástico” ou falacioso. De tal forma que cada uma das controvérsias possa ser esperada e cada uma das gerências seja uma das condições a serem consideradas. O impacto de tomar medidas para resolver disputas o mais cedo possível aumenta a probabilidade de bons resultados e fortalece a tendência de tomar decisões pacíficas.
Há também uma maneira alternativa de projetar seletivamente o estudo para revelar as causas subjacentes (razões) pelas quais os indivíduos desenvolvem uma incapacidade de confiar. Como a perda de confiança é uma manifestação de traição (escrever a traição), ou seja, seria necessário identificar as causas da traição e entender como o nível de confiança pode ser restaurado.
Ser sincero e direto em todas as falas e ações. É essencial manter suas promessas e manter sua palavra.
A resolução de conflitos é um problema recorrente nas relações intersubjetivas. Os parceiros podem, é claro, discordar e, se, no caso improvável de não conseguirem lidar com os conflitos um do outro de forma produtiva, podem experimentar um retraimento emocional muito poderoso.
Devido à natureza paradoxal do conceito que a resolução de conflitos pode ter, é extremamente importante que uma variedade de princípios e práticas possam ser usados para reduzir o conflito e facilitar a relacionalidade.
Apesar de ser, ao mesmo tempo, intensamente agradável e gratificante, o amor romântico também é, se é que é, um dos sentimentos mais complexos, se não o mais. Quando um par de parceiros formaliza um vínculo afetivo de algum tipo, cerca de metade, um ou ambos, dos sentimentos vivenciados, tanto as expectativas, da experiência emocional quanto a expectativa de experiência de cada um, terão contribuído.
Em alguns casos, isso até contribui para a discórdia e o atrito dentro do(s) relacionamento(s) entre os parceiros e é uma questão de extrema preocupação para nós entender como produzir mudanças desejáveis no relacionamento em cada direção. Os tópicos abaixo são apresentados como sugestões que podem levar a transformações positivas no relacionamento.
Comunicação clara e honesta
A comunicação é a chave para um relacionamento bem-sucedido. Certifique-se de que você e seu parceiro troquem informações de forma clara e honesta um com o outro. Isso leva a ser autêntico em termos de seu estado emocional, necessidades mentais e físicas. Não espere que seu parceiro adivinhe o que você quer ou precisa. Tenha em mente que você e seu parceiro estão de bom humor.
ESTE SITE UTILIZA COOKIES